As razões da minha ausência no centenário de Iberê Camargo


Em relação a minha ausência no evento festivo comemorativo do centenário de Iberê Camargo, na última terça-feira, 18, devo informar que no mesmo horário eu estava coordenando a assembleia regional do Orçamento Participativo, na região Norte da cidade. No Ginásio de esportes da Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha, 898 cidadãos se reuniram para decidir sobre os investimentos a serem feitos nos seus bairros no ano de 2015.

O Orçamento Participativo de Porto Alegre, que está completando 25 anos de existência, é referência para o mundo em termos de democracia participativa e, neste ano de 2014, somou a maior participação popular da sua história.

Isso também acontece porque as pessoas sabem que o prefeito trata com zelo e respeito este fórum de participação da cidadania, não faltando ao debate, muitas vezes duro, com as lideranças comunitárias. Ou seja, eu estava trabalhando pela cidade no momento da importante festa do Iberê.

O vice-prefeito Sebastião Melo estava em Barcelona, recebendo um importante prêmio para a cidade, o Smart Cities, e o secretário municipal de cultura, Roque Jacoby, está em férias.

Diferente do que foi divulgado na imprensa, não desconheço a importância do evento festivo comemorativo ao centenário de Iberê Camargo. Porém, considero a minha presença na coordenação das Plenárias do Orçamento Participativo uma obrigação que cumpro todos os anos. São 6 Plenárias Temáticas e 17 Plenárias Regionais, que iniciam às 19 horas e terminam em torno das 22 horas. Ou seja, durante 23 dias ao ano minha agenda fica totalmente comprometida com o sistema de Democracia Participativa da cidade que é uma referência no mundo, o nosso OP.
Naturalmente isso acaba impedindo que, durante este período, eu possa participar de inúmeros eventos muito importantes que acontecem na nossa cidade.

Para que as pessoas possam compreender a importância do OP para a gestão da nossa cidade, convido jornalistas, formadores de opinião e os moradores da cidade a participarem de uma plenária no próximo ano. Fiz esse convite ao jornalista Túlio Milman, que questionou minha ausência no evento do centenário de Iberê, e faço a todos os porto-alegrenses.

José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre

Fonte: fortunati.com.br

0 comentários :: As razões da minha ausência no centenário de Iberê Camargo

Enviar um comentário