Dicas para manter os cabelos saudáveis

Danos aos cabelos


Toda mulher sonha em ter um cabelo brilhante, macio e bonito, já que isso realça a beleza, porém, o ditado popular prevenir é melhor que remediar também se aplica aos cabelos, e a melhor maneira de evitar danos à eles é compreender como estes ocorrem.

O fio é constituído por três camadas: cutícula, córtex e medula. A primeira é a parte mais externa, responsável por proporcionar brilho e maciez. A segunda determina a cor e a textura. E a última é a camada mais interna, responsável pela força dos fios.

A cutícula pode ser lesionada por ações químicas ou mecânicas, como descoloração, uso de secadores, e excesso de exposição ao vento, radiação solar, poluição, água do mar e de piscinas. Em alguns casos, até mesmo a medula pode sofrer danos.

Proteção dos cabelos na praia


Na praia, é fundamental usar um protetor térmico sobre os fios, como os leave-ins com proteção solar. Além disso, recomenda-se usar um chapéu.

Texto relacionado: seu cabelo está caindo? Conheça o minoxidil kirkland.

Alimentação


A alimentação é outro fator importante para a beleza dos fios. Deve-se priorizar o consumo de alimentos proteicos, como carnes, leites e ovos, pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

Análise do fio


Deve-se verificar se a raiz apresenta descamação, assim como o estado de toda a extensão do fio. Ocasionalmente a raiz pode ser oleosa, e o restante do fio estar ressecado devido ao uso inadequado de produtos químicos ou pranchas térmicas e secadores.

Shampoos e condicionadores específicos


Atualmente, há shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores para todas as variantes capilares. Escolhendo os produtos corretamente, a cabeleira será beneficiada.

Quantidade ideal de shampoo


A quantidade de shampoo usada exerce grande influência sobre a aparência do cabelo, e se adequada evita que ele fique excessivamente oleoso. Geralmente, o volume a ser utilizado ao de uma moeda de um real, porém, isso depende do comprimento dos fios, se muito longos, ele poderá ser aumentado.

Como aplicar o shampoo e o condicionador corretamente


O shampoo deve ser distribuído uniformemente por todo o couro cabeludo. Com relação ao condicionador, é desnecessário remover toda a água da cabeça antes de aplicá-lo, uma vez que ela promove o fator emoliente. A aplicação do produto deve ser feita de modo gradual, e é importante pentear o cabelo ainda com o condicionador, isso irá melhor redistribuí-lo.

Como aplicar a máscara


Retire o excesso de água e aplique a máscara de modo semelhante ao do condicionador. Os fios devem ser massageados e penteados.

As máscaras mais modernas são muito eficazes, com isso, não há necessidade de deixá-las agir sobre os cabelos durante muito tempo, no máximo quinze minutos. Ademais, é interessante que os fios sejam envolvidos em uma toalha durante esse intervalo.

Hidratação capilar


Algumas mulheres com cabelos descoloridos sentem que as pontas dos fios se embaraçam com facilidade quando ficam mais de quinze dias sem receber a devida hidratação. Porém, assim como a pele, todos os tipos de cabelos devem ser hidratados, não apenas os que tenham sido descoloridos.

A própria água contém excesso de produtos químicos, portanto, uma simples lavagem do cabelo acumula substâncias indesejáveis nele. Além disso, há o desgaste diário sofrido pelos fios, consequência da ação do ar-condicionado, vento, sol, poeira etc. Logo, deve-se hidratá-los periodicamente.

A estrutura capilar se assemelha a um conjunto de escamas de peixe, que se abrem quando o cabelo está desidratado, facilitando a entrada de impurezas. Isso diminui o brilho e maciez dos cabelos, daí a importância de mantê-los sempre hidratados, e consequentemente, tratamentos capilares, como escovas, apresentarão resultados mais satisfatórios.

Reposição de carbono


Depois de ir à praia ou à piscina, um dos tratamentos recomendados é a reposição de carbono, um tipo de hidratação que repõe a água dos fios, perdida devido ao ressecamento.

O processo é finalizado em quinze minutos, após os quais o cabelo se transforma. Além disso, o referido tratamento evita que a mulher tenha que sair do salão de beleza com os cabelos molhados, pois permite o uso de secador. No entanto, mesmo que a escovação seja realizada em casa, é importante que, após o procedimento, aplique-se um finalizador térmico sobre os fios.

0 comentários :: Dicas para manter os cabelos saudáveis

Enviar um comentário