Governo vai construir escolas de ensino médio em 42 municípios


O governador Jackson Lago assinou convênios, nesta quinta-feira (22), para a construção de escolas de ensino médio em 42 municípios. Durante a solenidade, realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, com a presença de dezenas de deputados e lideranças municipais, o governador ressaltou a importância da parceria com os municípios.

Ele salientou o avanço do processo de descentralização das ações do governo do Estado, e conclamou os prefeitos a travar uma luta sem trégua contra o analfabetismo e em favor da melhoria da qualidade do ensino em todas as regiões do Maranhão.

“Estamos vivendo um momento muito rico e também muito gratificante, com a construção de um sistema integrado de educação pública do no Estado”, declarou Jackson Lago, destacando o esforço do governo para envolver os prefeitos e secretários municipais de educação na discussão sobre estratégias para a melhoria do ensino básico no Estado.

O secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, afirmou que a administração compartilhada, uma promessa de campanha do governador Jackson Lago, agora é uma realidade através da parceria estabelecida com os municípios. “É trabalhando em harmonia e cooperação com os prefeitos que estamos conseguindo avanços e melhorias nos indicadores da educação pública”, frisou.

Ele lembrou que o governo do Estado criou a Assessoria aos Municípios para Desenvolvimento da Educação - órgão vinculado às secretarias de Educação e de Articulação Política do Estado - exatamente para servir de articulação com os prefeitos, secretários municipais de educação, técnicos da Seduc e das Universidades Federal (Ufma) e Estadual (Uema).

No mesmo tom do secretário, o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, falando em nome dos prefeitos, agradeceu ao governador o trabalho de articulação do governo estadual com as prefeituras.

“Nós prefeitos temos a exata dimensão deste momento novo da história política e administrativa do Estado, que é na verdade um grande chamamento para que todos, juntos, façamos a união de forças para livrar o povo da miséria e do atraso”, declarou Tema Cunha.

Todos pela educação - O secretário Lourenço Vieira da Silva destacou que, por ocasião da visita do ministro Fernando Haddad, a São Luís, no primeiro semestre do ano, o governador Jackson Lago assinou o termo de adesão do Estado ao Compromisso Todos Pela Educação.

Ao aderir ao plano, o governo e as prefeituras comprometeram-se a seguir as 28 diretrizes previstas no compromisso, que estabelece medidas como alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento individual de cada aluno.

O plano de metas do compromisso Todos pela Educação é o documento norteador das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Agora, segundo Lourenço Vieira da Silva, o governo do Maranhão trabalha para obter a capacitação dos prefeitos e secretários municipais para a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR), que vai orientar a alocação de recursos do governo federal para cada município.

Em parceria com o governo federal, o governo do Estado está criando mecanismos para dar suporte aos municípios. Desta forma vai assegurar a melhoria da qualidade da educação pública, que será aferida através do Ideb, indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) - obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) - com informações sobre rendimento escolar (aprovação). Durante a solenidade, realizada no Palácio dos Leões, o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputado José Lima (PSB), enfatizou que a construção das 42 novas escolas começa a suprir uma carência crônica de unidades de ensino médio no interior do Estado. Além de parlamentares e prefeitos, a cerimônia contou ainda com a presença de um grande número de professores e secretários municipais de Educação.

ONDE SERÃO CONSTRUÍDAS AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

1 - Alto Alegre do Pindaré
2 - Amapá do Maranhão
3 - Boa Vista do Gurupi
4 - Brejo de Areia
5 - Buritirana
6 - Centro do Guilherme
7 - Centro Novo do Maranhão
8 - Conceição do Lago-Açu
9 - Feira Nova do Maranhão
10 - Fernando Falcão
11 - Governador Luiz Rocha
12 - Itaipava do Grajaú
13 - Jatobá
14 - Jenipapo dos Vieira
15 - Lago do Junco
16 - Lagoa Grande do Maranhão
17 - Lajeado Novo
18 - Maracaçumé
19 - Marajá do Sena
20 - Maranhãozinho
21 - Matões
22 - Milagres do Maranhão
23 - Mirinzal
24 - Olinda Nova do Maranhão
25 - Paulo Ramos
26 - Pedro do Rosário
27 - Presidente Sarney
28 - Ribamar Fiquene
29 - Santa Filomena do Maranhão
30 - Santa Luzia do Paruá
31 - Santana do Maranhão
32 - São Francisco do Brejão
33 - São João do Caru
34 - São João do Paraíso
35 - São João do Sóter
36 - São Pedro da Água Branca
37 - São Pedro dos Crentes
38 - São Raimundo do Doca Bezerra
39 - São Vicente de Férrer
40 - Senador La Rocque
41 - Trizidela do Vale
42 - Turilândia


Fonte: correiodosmunicipios.com.br

0 comentários :: Governo vai construir escolas de ensino médio em 42 municípios

Enviar um comentário