Prefeitura investe em educação e no social


A maior ação da gestão de Cururupu, nos últimos dois anos, foram os investimentos para garantir educação de qualidade, à capacitação dos professores para combater o analfabetismo, bem como a recuperação urbanística da cidade e os investimentos no setor social. O destaque foi dado pelo prefeito José Francisco Pestana ao receber a visita do governador do Maranhão.

O prefeito José Pestana agradeceu a Jackson Lago pelo anúncio das obras e pela presença na festa de emancipação política de Cururupu. “Quero me somar ao governador pela educação, porque somente através dela é que chegamos à libertação. Ele está mostrando que faz um governo parceiro das administrações municipais, porque já foi prefeito e sabe das nossas dificuldades”, lembrou.

Ele aproveitou a oportunidade para criticar seus adversários políticos que criaram boatos dizendo que a escola, agora entregue à comunidade estudantil, jamais seria reformada e ampliada. “Esta foi a oitava escola reformada, com recursos do tesouro municipal, em pouco mais de dois anos em Cururupu, que hoje ocupa a 10ª posição entre os municipios com melhor desempenho no ensino fundamental”, comemorou.

Afirmando que deseja ser lembrado como o prefeito que priorizou a educação, Francisco Pestana disse foram implantados importantes programas e projetos educacionais, como a capacitação dos professores que hoje representam 70% com pós-graduação, promovendo uma revolução na educação porque só através dela chegaremos à libertação. Disse ainda que gostaria de ser lembrado como prefeito que investiu pesado na saúde, abriu estradas vicinais e pretende realizar uma série de obras.

FESTA - José Francisco Pestana disse que Cururupu tinha motivos para comemorar a data de fundação da cidade de forma festiva, principalmente porque tem trabalhado, sem medir esforços e sem descanso, com objetivos definidos e necessários, na busca de realização de obras. Lembrou que desde que assumiu o comando do município tem procurado firmar convênios para obtenção de recursos e possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos moradores e proporcionar felicidade para a população.

Lembrou que, ao assumir a prefeitura, a cidade estava com sua sede abandonada há vários anos, mas em pouco mais de dois anos, contando com a ajuda de parceiros competentes e abnegados, lançou-se ao trabalho realizando obras esperadas pelo povo e de grande serventia para a comunidade.

Destacou a pavimentação asfáltica de seis quilômetros de ruas, recuperação de prédios públicos e de estradas, dinamizou o serviço de limpeza pública, recuperou e ampliou oito escolas e equilibrou as finanças do município. “Eram obras há muito esperadas pelo povo, como o asfaltamento de ruas, melhoramento de 14 quilômetros de estradas vicinais, possibilitando o escoamento da produção agrícola e dos pescados”.

BALANÇO - Ao fazer um balanço de sua gestão, Francisco Pestana avaliou que em dois anos e nove meses realizou muito mais que seus antecessores, que hoje, por meio de um pasquim, mentem, caluniam e atacam a atual gestão de forma rasteira. Salientou que sua resposta está sendo dada com trabalho, altos investimentos na educação e em todos os setores, de forma transparente e responsável.

“A educação de Cururupu vem colecionando resultados altamente positivos em programas como Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação infantil e ensino fundamental, conforme atestam as pesquisas do ministério da Educação”, contou. Ele garantiu que em reconhecimento à coragem, o esforço e a determinação, a secretária Rosário de Fátima vai continuar com seu trabalho profícuo para desespero daqueles que a criticam, desmentindo os boatos de sua demissão.

Para garantir a melhoria do sistema educacional, a prefeitura implantou outros programas como Alfa e Beto, Pró-Letramento, Escola Ativa, Saberes da Terra e reforço escolar. Também foram instaladas salas de inclusão digital na ilha de Guajaratiua e na escola Herculana Vieira I I I.

REFORMAS - Além da reconstrução e ampliação dos colégios da rede municipal, o prefeito Francisco Pestana autorizou a reforma dos postos de saúde localizados nos povoados Peru, Caçacoeira, Lençóis, Maracujatiua, São Lucas e recuperou os postos de Porto do Meio e o localizado no bairro de Fátima.

Neste contexto citou que a secretaria de Saúde foi completamente reformada e hoje oferece serviços médicos especializados de urologia, gastroentereologia, pediatria, cardiologia, oftalmologia e saúde bucal. Frisou ainda que foram criadas mais três equipes de atendimento médico e mais nove do Programa Saúde da Família (PSF).

Francisco Pestana destacou ainda que o prédio onde será instalada a Farmácia Popular está com as suas obras concluídas e, em breve, será inaugurado o Centro de Especialização em Odontologia para oferecer serviço de qualidade à população. Os mesmos serviços irão beneficiar os moradores do bairro de Fátima e Areia Branca.

Ao mesmo tempo a secretaria implantou importantes programas de saúde preventiva para combater doenças sexualmente transmissíveis (DST-Aids), hanseníase, câncer de pênis e tuberculose, além de diversas campanhas de vacinação.

INCENTIVO - Na área da produção a secretaria de Agricultura vem incentivando o pequeno produtor na busca de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranhão (Prodim). A secretaria também disponibilizou técnicos para orientar os pequenos produtores que receberam sementes selecionadas, adubo, desenvolveu projetos agrícolas para a produção de milho, melancia, feijão e verduras, que estão apresentando resultados altamente positivos.

A prefeitura de Cururupu também estimula a produção de mel de abelha e o melhoramento de farinha de mandioca, que serão comercializados no mercado público que ganhou obras de reforma e ampliação, depois de 12 anos de abandono.

Disse que em pouco mais de dois anos, por meio de parcerias, foram adquiridas viaturas policiais, ambulâncias, ampliou o serviço de esgoto e água com a perfuração de poços artesianos para oferecer água de qualidade. Disse ainda que sua gestão levou cidadania e dignidade à população facilitando a oferta de documentação, fortaleceu e valorizou a cultura.

Fonte: correiodosmunicipios.com.br

0 comentários :: Prefeitura investe em educação e no social

Enviar um comentário